Você sabe como aumentar a produtividade da sua empresa? Descubra!

Publicado: 2019-05-27 10:14:00

 
Devido a rotina do dia a dia e vários outros fatores externos a produtividade no ambiente corporativo acaba sendo reduzida. Existem alguns fatores que podem fazer esta produtividade aumentar de uma forma gradativa, e para que seja possível essa mudança interna são necessárias algumas ações. Descubra!
 
 
Local De Trabalho, Equipe, Reunião De Negócios
 
 

Porque a produtividade é importante?

A produtividade segundo o dicionário, vem da palavra produtivo que quer dizer o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.
Produtividade é uma expressão muito usada nas organizações. Para uma indústria, por exemplo, a produtividade está diretamente ligada à eficiência na produção.
Os indicadores da produtividade de uma empresa estão relacionados ao processo de produção para geração de produtos ou serviços. As falhas na produção, quando corrigidas em tempo evitam prejuízos na produtividade.
 

1- Ambiente organizado

A desorganização influencia na sua produtividade do trabalho. Reserve algum tempo para eliminar a bagunça, papéis, notas fiscais , papel de bala, lixo e tudo que for físico e não for útil.
Depois organize seus arquivos online e suas pastas, delete tudo que não será mais usado. Assim não só você sentirá um ambiente mais organizado, mas também seu computador ficará bem mais rápido.
 

2- Tenha metas

Defina as metas que são mais importantes para seu trabalho. A produtividade depende muito disto! Escolhendo as metas de maior importância você pode escrevê-las de forma objetiva pois isso te ajudará a fazer um plano de ação para que não fique somente no papel e vire algo atingível. Existe uma ferramenta chama SMART, que facilita a definição de metas:
 
S - Específica: Tem escopo delimitado;
M - Mensurável: É possível medir se foi alcançada ou não;
A - Alcançável: É possível de realizar;
R - Relevante: É relevante para sua vida, atrelada a sua missão de vida;
T - Temporal: Tem um período para ser realizada, tem prazo final definido.
 

3- Defina as tarefas

As demandas diárias devem ser definidas através de tarefas e não de e-mails. Hoje, existem diversas ferramentas online e gratuitas capazes de realizar o agendamento das tarefas diárias. Desta forma é possível mensurar as funções para entender se algum determinado funcionários não está sobrecarregado, ou com poucas demandas. Também é uma incrível forma de organização, pois permite executar as prioridades com antecedência e os outros afazeres são classificados por ordem de antecedência. Assim, a
 

4- Música

Escutar uma melodia ajuda na liberação da dopamina - um dos responsáveis pela sensação de prazer e de motivação - em nosso cérebro. Assim, sendo no fone de ouvido ou em um aparelho de som, a música ajudará a sua equipe a se motivar mais e a trabalhar com uma sensação de felicidade.
 

5- Organize os e-mails

Os emails são uma forma grande de distração e falta de produtividade no trabalho. As mensagens vão chegando e se não houver uma organização, uma demanda passa em cima da outra e no final do dia nada foi resolvido. Existem 4 passos fáceis e práticos para organizar e-mails, conheça-os abaixo:
 
1- Sempre excluir e-mails marketing, promoções, spam e demais;
2- Salvar os emails importantes e com informações úteis em favoritos
3- Se for uma demanda urgente, faça na hora
4- Se a tarefa for muito grande ou envolver grandes decisões, marque uma reunião
 
Com estes simples passos a produtividade na sua equipe e na sua empresa se tornará cada vez maior.
 
Leia também: Como motivar uma equipe em uma empresa de comunicação visual?