Qual a diferença entre papel adesivo e vinil?

Publicado: 2019-05-06 17:45:00

Para trabalhar com comunicação visual, o profissional deve estar por dentro dos materiais utilizados e solicitados pelos clientes. Perante a isso, os empreendedores devem fornecer várias matérias primas, cada uma indicada para cada demanda. O papel adesivo e o vinil são dois tipos de materiais muito usados, mas que causam dúvidas. Descubra a diferença entre os dois e veja qual é melhor para o seu tipo de negócio. Boa leitura!

assorted-color-and-type glass stickers

Papel Adesivo

O papel adesivo é o mais comum e o mais barato diferentes versões, como fosco, em papel sulfite, ou em papel reciclado, além do glossy (papel brilhante). Este papel é feito com tinta corante, o que o deixa resistente a água, porém, não é tão resistente contato com umidade ou que precisam ser lavados.

A impressão não fica manchada, mas enruga o papel piorando a durabilidade e a aparência do produto.

Resumindo, o papel adesivo é altamente recomendado para ser utilizado em materiais que não têm umidade, ou que tem contato com ambientes externos.

Adesivo Vinil

O adesivo vinil já é bem diferente, pois têm muita resistência e flexibilidade. É muito utilizado em vitrines devido a ter essa característica que o diferencia. Pode ser encontrado em várias cores e texturas, e pode ser impresso ou não.
Porém, o adesivo de vinil só pode ser impresso em impressoras maiores, utilizando tinta solvente pois só assim a tinta irá pigmentar.

 

Portanto, o papel adesivo e o adesivo vinil podem ser usados em gráficas e empresas de comunicação visual, mas cada um com sua particularidade e para atender a necessidade de cada cliente.

 

Leia mais aqui: Qual lona para impressão é ideal para seu negócio?