Uma das maiores dificuldades dos artesãos é quanto a profissionalização do seu ateliê, por consequência da mesma surge uma grande dúvida, porque não consigo profissionalizar meu ateliê?
A verdade é que não existe uma resposta pronta para essa pergunta, ou uma receita mágica para sanar essa dúvida, mas sim, vários fatores a serem trabalhados que podem contribuir e influenciar na profissionalização do seu ateliê.
Quando dizemos vários fatores, queremos dizer que eles são inúmeros e fazem parte de um processo como um todo, cada um com sua particularidade e complexidade.
Pensando em você artesão, realizamos uma pesquisa com diversos profissionais da área, para identificarmos as principais dificuldades.
Em uma pesquisa realizada com diversos profissionais da área, conseguimos identificar alguns problemas em comum entre os artesãos proprietários de um ateliê que participaram do nosso questionário, nos possibilitando obter algumas respostas para essa grande pergunta e iremos compartilhar você os principais pontos, para que você faça uma reflexão, tentando identificar nesses problemas os seus, os do seu negócio, pois com o problema identificado ele se torna mais fácil de ser solucionado.
Os problemas comuns encontrados são dos mais diversos, vão desde a capacitação individual de cada artesão, que se questionam, querem uma melhoria técnica para si, buscando encontrar a sua diferenciação e autenticidade, até o problema mais comum entre todos que é a escassez de tempo causada pela alta demanda de produção aliada com a falta de recursos, que podem ser financeiros, tecnológicos e até mesmo estruturais.
Crescente da profissão e a falta de regulamentação:
Segundo dados obtidos através de uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, o mercado do artesanato que está em amplo crescimento desde então, beneficiados pela ascensão da economia criativa no Brasil, o setor movimenta cerca de 50 bilhões por ano no Brasil, sendo essa receita movimentada principalmente por pequenos negócios, já que um dos principais desafios do setor é a formalização, ainda segundo dados do IBGE, apenas 40% dos negócios do ramo possuem CNPJ, números esses que tem aumentado desde a pesquisa em diante, principalmente com a chegada da pandemia, onde muitas pessoas perderam a sua fonte de renda, encontraram no enorme e crescente mercado do artesanato uma maneira de manter a sua renda familiar. Em um setor que possui essa grande relevância financeira para a economia nacional, movimentando cerca de 50 bilhões anualmente, nos mostra que termos apenas 40% dos negócios devidamente formalizados com CNPJ, é um número muito baixo e pode ser um passo importante para o seu ateliê.
A grande concorrência:
Com a constante crescente da profissão, chegamos em um dos pontos mais mencionados pelos profissionais na pesquisa em que realizamos, a grande concorrência. Fica cada vez mais difícil prosperar em meio a ela, pois os profissionais estão sempre buscando mais capacitação para diferenciar e inovar suas peças, claro, passando por um constante aperfeiçoamento dentro de sua autenticidade individual, com o objetivo de não só se manter vivo no mercado e sim competir, atingir novos públicos, valorizar o seu trabalho, produto e consequentemente aumentar suas vendas, influenciando diretamente no faturamento, obtenção de bons lucros, que é extremamente importante para o crescimento, profissionalização e expansão do seu negócio.
Aprenda a se destacar em meio a concorrência!
"Podemos notar que as dificuldades passam por uma certa linha temporal,
caminhando por vários passos e vários processos, que vem desde certamente
o início do artesanato como negócio e visão de fonte de renda, aprendizado,
aperfeiçoamento, encontrar o seu público, buscar matéria prima com melhores preços e
qualidade, precificar, vender e projetar, reduzir a perda de material, logística e aumentar as vendas."
Aumento das vendas e a escassez de tempo:
Quanto citamos o último ponto que é o aumento das vendas, ele tem como consequência diversos fatores, que fazem parte do “simples e benéfico” aumento das vendas; Com esse aumento e crescimento, vem a dificuldade na produção em alta escala, tendo como justificativa a perda de tempo no corte, perda de material, escassez do tempo, necessitando organização, desenvolver e produzir com mais agilidade, pois prazos precisam ser cumpridos mesmo em meio às grandes demandas.
Se você alcançou esse aumento de vendas, temos a certeza de que seu produto possui qualidade e ela não pode ser perdida em meio a todas essas dificuldades, muito pelo contrário, precisa ser melhorada, além da agilidade no corte é necessário mais precisão no mesmo para reduzir a perda de material, constante melhorias, constantes inovações, pois o melhor marketing é o de indicação, o boca a boca sempre irá funcionar mais que qualquer outra estratégia.