Fab Lab: Saiba o que é e como funcionam os laboratórios de inovação

Publicado: 2019-07-15 14:56:00

O Fab Lab é uma abreviação para “laboratório de fabricação” – um espaço reservado para que pessoas de várias áreas se juntam para fazer projetos de fabricação digital de forma colaborativa. Este tipo de ação tem se espalhado pelo país e pode ser uma ótima ideia para quem se interessa por trabalhos manuais. Quer saber mais sobre Fab Lab? É só continuar a leitura!
 
 
Resultado de imagem para fab lab
 

Cultura Maker

Traduzindo ao pé da letra, o maker é um "fazedor", ou seja, uma pessoa que gosta de trabalhos manuais. Existe um movimento maker que consiste em grupos de pessoas com espírito colaborativo em que as mesmas se apropriam de ferramentas, equipamentos e conhecimentos ligados ao universo da eletrônica, robótica, marcenaria, artesanato e permacultura para criarem produtos e ações.
 

Quem são os makers?

Os makers (pessoas que constituem a cultura maker) são grupos diversos. Geralmente, são constituídos por estudantes, profissionais da área e até crianças mas isso pode variar. O que une estes grupos, é a vontade de desenvolver um projeto "colocando a mão na massa".
 

O que é preciso para ter um Fab Lab

O termo Fab Lab é utilizado para descrever os espaços que participam da rede Fab Foundation, um laboratório criado em 2001 na Universidade MIT nos EStados Unidos. Para fazer parte deste movimento, devem ser seguidas algumas regras: qualquer pode participar gratuitamente desde que siga algumas regras, abrir as portas gratuitamente para a comunidade pelo menos uma vez por semana, compartilhar conhecimentos com outros laboratórios e ter equipamentos específicos como:
- Uma impressora 3D
- Uma cortadora a laser
- Uma cortadora de vinil
- Uma fresadora de pequeno formato;
- Uma fresadora de grande formato
 

Quais os tipos de Fab Lab?

Existem três tipos de Fab Labs: os universitários, os públicos e os profissionais. Os universitários são instalados em faculdades ou escolas e sustentados por estas instituições acadêmicas. Os públicos podem são sustentados por governos, institutos de desenvolvimento ou comunidades locais. Os profissionais são os únicos que devem se preocupar com retorno financeiro, e geralmente ganham dinheiro alugando o espaço e as máquinas.
 
 
Viu como o conceito de um Fab Lab é muito bacana para colocar em ação? Quer saber mais? Leia também: Aprenda como iniciar um negócio com uma Máquina de MDF à Laser.
 
 
Saiba-tudo-sobre-o-mercado-de-comunica-o-visual-Download-gr-tis