5 dicas para inovar no seu negócio e se destacar da concorrência

Publicado: 2020-01-27 14:54:00

 
Em meio a um mercado concorrido, com constantes mudanças, novas tendência e tecnologias surgindo a todo instante, nada parece mais lógico do que inovar, para continuar se destacando da concorrência. É importante saber a diferença entre inovar ou inventar. Para se destacar, não é necessário inventar uma nova tecnologia, basta inovar no atendimento, por exemplo, nos processos, nos treinamentos de equipe. Confira aqui 5 dicas para inovar no seu negócio e se destacar no mercado!
 
 
 

1. Analise o seu negócio:

 
O primeiro passo para inovar é examinar detalhadamente com cuidado o seu negócio. Como por exemplo:
  1. Reconsidere todos os processos adotados em sua empresa.
  2. Revise os seus planejamentos e analise o andamento de cada meta.
  3. Revise o organograma da sua empresa e reflita sobre a importância de cada pessoa no sucesso do negócio.
  4. Reveja suas finanças.
  5. Reconsidere a comunicação da sua empresa e os resultados que ela tem agregado ao seu negócio.

 

2. Busque inspirações:

 
Para obter novas idéias, observe o que já existe. Comece analisando o mercado, pesquise estratégias de outras empresas, novas ou antigas. Converse com outros empreendedores. Reflita sobre as questões mais importantes como:
  1. Há novas tecnologias disponíveis no mercado?
  2. Como as outras empresas tem se comunicado com o público?
  3. O que outras empresas fizeram em situações similares?
Também é super importante você analisar a preferência de seus clientes e como está o seu atendimento em relação a eles.
 

3. Registre todas as suas ideias:

 
Para ter boas idéias, é preciso ter muitas ideias, por isso anote tudo que for pensado não descarte idéias incompletas de primeira. Enquanto você busca inspirações, é importante analisar o seu próprio negócio mais a fundo, é normal que surjam mais algumas ideias de como o seu negócio pode melhorar.
 

4. Pense na execução da ideia:

 
Após coletar informações sobre tendências, mercado e consumidores, reunindo ideias suficientes é hora de rever tudo que tem registrado e pensar sobre as possibilidades de execução. Este é o momento mais importante do processo, por isso, reveja tudo que foi anotado e reflita:
  1. Quais ideias são passíveis de serem executadas?
  2. Como será executado?
  3. O que é mais viável e trará mais retorno?
 

5. Coloque seu plano em ação:

 
Selecionadas as melhores ideias, é hora de planejar o passo a passo de como executar essas inovações. Talvez você precise investir em capacitação, por exemplo, fazendo alguma contratação ou uma alteração em algum processo.
A análise do seu negócio feita no primeiro passo pode ajudar a identificar e definir melhor as etapas a serem seguidas para colocar em prática suas ideias de inovação.
 
Agora basta colocar todo esse planejamento em prática e inovar ainda mais no mercado, se destacando de seus concorrentes!
 
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